Ocorrências da Sessão (19ª Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura)
O senhor Presidente passou a palavra ao Secretário de - Secretaria Municipal de Inovação, Comunicação Social, Turismo e Cultura - SEICOMTURC - Izaias Palma Lopes, o qual veio atendendo Requerimento nº 27/2026 de autoria do vereador Maycon. Após os cumprimentos o senhor Izais colocou-se à disposição para atender ao Requerimento. Respondendo as perguntas do vereador Maycon, informou que acessou as denuncias feitas através da ouvidoria por ser usuário máster. Declarou que ao acessar o link da ouvidoria viu a denúncia imprimiu e levou a quem interessava, pois em sua opinião não era um assunto sigiloso e que esta foi a única vez que agiu desta maneira. Declarou ainda não saber se a senhora Monique estava responsável pela ouvidoria nesta época, tão pouco sabia se posteriormente foi nomeado o senhor Juliano Pazine como responsável. O vereador Maycon agradeceu ao Secretário pelos esclarecimentos e por atende-lo. Na sequencia o senhor presidente passou a Secretária Municipal de Saúde senhora Vania, a qual após os cumprimentos agradece pela oportunidade para esclarecer questões relativa a sua pasta. Inicialmente convidou os senhores vereadores e a população em geral para a sessão plenária da saúde na próxima quarta-feira, é muito importante a presença de todos. Agradeceu a equipe de trabalho da saúde, composta por excelentes profissionais. A falta de alguns medicamentos se deve ao problema com algumas empresas que não entregaram os medicamentos licitados e a demora em assinar os pedidos vindos da farmácia, citado pelo vereador Neto, para serem licitados ocorreu por problemas com a assinatura digital, mas que já foi resolvido. Respondendo aos senhores vereadores destacou que já colocou para discussão a possibilidade de fazer licitação nas farmácias locais, para aquisição de medicamentos que estiverem em falta, como era feito anteriormente. Apresentou relação de quais e quantos exames são atendidos no Centro Municipal de Saúde, quais as especialidades, bem como a fila de espera para estes exames e consultas com especialistas (relação anexa). Sobre a antessala de vacinas estar com vários pneus, é devido à falta de almoxarifado, um local adequado para armazená-los, mas está em estudos para providenciar. Sobre os vídeos citados pelo vereador Vlade, já tomou conhecimento e tomará as devidas providencias. Sobre a falta de profissionais da área de psicologia e fonoaudiologia, se deve à falta de interesse destes profissionais, quando abre credenciamento não aparece minguem. Para suprir esta deficiência o que tem feito é encaminhar para fora do município. Já propôs organizar um atendimento conjunto com a Secretaria de Assistência Social para atender estas mães e crianças. A falta de profissionais que atendam na área de neurologia, os casos existentes, também são encaminhados. Quanto a ambulância equipada que o município recebeu já está montada e preparada para atendimento, mas só vai rodar quando tiver profissionais capacitados, por enquanto, quando necessário será chamado o SAMU. Registrou que os testes para a gripe H1N1, causada pelo vírus Influenza A estão escassas por isso estão aplicando estes testes apenas em pacientes prioritários como idosos, crianças e que já tenham algum problema respiratório, porem os médicos estão medicando a todos, por precaução. Pediu que só compareçam no Centro de Saúde quando realmente necessário, que não levem crianças e usem sempre a mascará, porque os casos de gripe estão crescendo rapidamente. Colocou-se à disposição para o que for necessário e no que puder vai ajudar. O senhor presidente agradeceu pelos esclarecimentos e que ela pode contar com o apoio desta Casa de Leis.