Requerimento nº 18 de 2021

Identificação Básica

Tipo de Matéria Legislativa

Requerimento

Ano

2021

Número

18

Data de Apresentação

23/04/2021

Número do Protocolo

187

Tipo de Apresentação

Escrita

Texto Original

Numeração

    Outras Informações

    Apelido

     

    Dias Prazo

     

    Matéria Polêmica?

    Não

    Objeto

     

    Regime Tramitação

    Ordinária

    Em Tramitação?

    Sim

    Data Fim Prazo

     

    Data de Publicação

     

    É Complementar?

    Não

    Origem Externa

    Tipo

     

    Número

     

    Ano

     

    Local de Origem

     

    Data

     

    Dados Textuais

    Ementa

    Ronaldo Onesino Martins, Vereador com regular assento nesta Casa de Leis, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência REQUERER, que após ouvido o plenário, seja oficiado o Executivo municipal, para que envie a esta Casa de Leis as informações que seguem: Os consumidores de energia elétrica do município de Califórnia, que residimos na área urbana do município, fazem o pagamento de uma taxa de ILUMINAÇÃO PÚBLICA em suas faturas de energia elétrica que varia de acordo com nosso gasto mensal de energia. De acordo com informações disponíveis no site da Copel esse valor é arrecadado pela concessionária e repassado à prefeitura através do COSIP (Custeio do serviço de iluminação pública). De acordo com as informações disponíveis no site, estes valores arrecadados são para cobrir os gastos de ampliação, manutenção, eficientização e consumo da Iluminação Pública, e esses valores são instituídos através de lei municipal. Abaixo seguem alguns questionamentos:

    1- Com base nos dados acima, gostaria de saber qual é o valor médio mensal arrecadado através COSIP pelo nosso município, uma vez que não vemos investimentos (ampliação e eficientização) na iluminação pública municipal.

    2- Se possível, informar o valor gasto com manutenção das lâmpadas atuais (apenas troca das lâmpadas queimadas).

    3- Valor pago de energia elétrica gasta pelo município apenas com a iluminação pública (lâmpadas das vias municipais e praças).

    4- Nosso município participa ou participou do PROGRAMA ILUMINA PARANÁ? Este programa do governo do estado tem como objetivo aumentar a eficiência energética na

    iluminação pública dos municípios paranaenses que tenham até 10 mil pontos de iluminação pública. Os que vemos nos dias atuais são inúmeros municípios de nossa região trocando as lâmpadas antigas de vapor de sódio, vapor de mercúrio e vapor metálico por lâmpadas LED que são mais eficientes, consomem menos energia e maior vida útil, e Califórnia está ficando para trás neste quesito. Sabemos que uma cidade bem iluminada inibe alguns tipos de furtos e deixa a cidade mais bonita. Em várias reuniões da Câmara é citado esse problema de iluminação em alguns pontos de nossa cidade, porém todo o município merece uma atenção especial.

    Indexação

    Observação

    Protocolo: 187/2021, Data Protocolo: 23/04/2021 - Horário: 11:28:04
    Data Votação: 26 de Abril de 2021