Lei Ordinária Municipal nº 1.835, de 31 de dezembro de 2020
Dada por Lei Ordinária Municipal nº 1.904, de 23 de fevereiro de 2022
TABELA DE CARGOS E ATRIBUIÇÕES
CARGO |
ATRIBUIÇÕES | CARGA HORÁRIA SEMANAL |
VAGAS |
ESCOLARIDADE MÍNIMA |
PROFESSOR I | Planejar e executar o trabalho docente, em consonância com o plano curricular da escola e atendendo ao avanço da tecnologia educacional; Levantar e interpretar dados relativos à realidade de sua classe e definir, operacionalmente, os objetivos do plano curricular, a nível de sua sala de aula; Selecionar e organizar formas de execução - situações de experiências; Definir e utilizar formas de avaliação, condizentes com o esquema de referências teóricas utilizado pela escola; Realizar sua ação cooperativamente no âmbito escolar; Participar de reuniões, semana pedagógica, conselho de classe, atividades cívicas e outras; Atender a solicitações da direção, coordenação da escola e secretaria de educação referentes a sua ação docente desenvolvida no âmbito escolar; Planejar suas atividades e preparar o material necessário à execução das aulas com responsabilidade, buscando inovações para melhorar a qualidade do seu trabalho; Manter o registro das atividades de classe e delas prestar contas quando solicitado; Avaliar sistematicamente o seu trabalho e o aproveitamento dos alunos; Participar da elaboração do Plano de trabalho de trabalho do professor (PTD), Projeto Político Pedagógico (PPP) e Proposta Pedagógica Curricular e demais documentos do estabelecimento de ensino de acordo com as diretrizes nacionais; Zelar pela aprendizagem dos estudantes, pela qualidade do ensino ministrado, pela atualização contínua e pelo resultado nos processos de avaliação externa; Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; Ministrar os dias letivos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; Zelar pela ordem da sala de aula; Acatar as normas estatutárias e regimentais da Entidade Mantenedora; Frequentar, quando designado, cursos legalmente instituídos, para aperfeiçoamento profissional; Apresentar-se decentemente trajado em serviço ou com uniforme que for destinado para cada caso. |
20 horas |
92 |
Magistério ou Normal Superior |
ROFESSOR II | Planejar e executar o trabalho docente, em consonância com o plano curricular da escola e atendendo ao avanço da tecnologia educacional; Selecionar e organizar formas de execução - situações de experiências e atividades diversificadas; Realizar sua ação cooperativamente no âmbito escolar; Participar de reuniões, semana pedagógica, conselho de classe, atividades cívicas e outras; Atender a solicitações da direção, coordenação da escola e secretaria de educação referentes a sua ação docente desenvolvida no âmbito escolar; Planejar suas atividades e preparar o material necessário à execução das aulas com responsabilidade, buscando inovações para melhorar a qualidade do seu trabalho; Manter o registro das atividades de classe e delas prestar contas quando solicitado; Avaliar sistematicamente o seu trabalho e o aproveitamento dos alunos; Participar da elaboração do Plano de trabalho do professor (PTD), Projeto Político Pedagógico (PPP) e Proposta Pedagógica Curricular e demais documentos do estabelecimento de ensino de acordo com as diretrizes nacionais; Zelar pela aprendizagem dos estudantes, pela qualidade do ensino ministrado, pela atualização contínua. Ministrar os dias letivos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional; Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; Zelar pela ordem da sala de aula; pelos materiais esportivos e outros; Acatar as normas estatutárias e regimentais da Entidade Mantenedora; Frequentar, quando designado, cursos legalmente instituídos, para aperfeiçoamento profissional; Apresentar-se decentemente trajado em serviço ou com uniforme que for destinado para cada caso; Orientar, dirigir e ministrar o ensino de sua disciplina; Participar ativamente do desenvolvimento científico e cultural da sua área de conhecimento; Contribuir para a formação integral dos alunos, no sentido de que sejam cidadãos autônomos e conscientes; Estimular e fomentar o direito de todas as pessoas à atividade física – (Educação Física); O Professor de Educação Física é o profissional responsável por promover a prática da ginástica, jogos e atividades físicas em geral ensinando os princípios e regras técnicas de atividades esportivas. O Professor de Educação Física define a atividade física mais indicada para cada idade, turma, orientando-a quanto à postura, intensidade e frequência de cada exercício. |
20 horas |
5 |
Licenciatura Plena/ Bacharelado em Educação Física. |
COORDENADOR PEDAGÓGICO | OCoordenador Pedagógicotem como funções: articulação, formação e transformação do ambiente educacional. Esse profissional age como mediador entre o currículo e os professores, bem como entre pais de alunos e corpo docente. O coordenador deve ser um profissional dinâmico que orienta o trabalho coletivo, tem o papel de fazer a conexão entre todos indivíduos envolvidos no meio educacional. É o profissional que aponta alternativas, reúne ideias, alavanca recursos e sugere modos para renovar e inovar a prática escolar.A melhoria das ações pedagógicas na sala de aula depende da ação efetiva do coordenador. Dessa forma, as atribuições de um coordenador passaram a ser focadas narotina pedagógica da instituição de ensino em: garantir a formação continuada dos docentes; verificar a conexão entre teoria e prática; incentivar o trabalho em grupo; ouvir e guiar os professores; garantir a boa comunicação; inserir novas formas de pensar às práticas escolares; ser líder; avaliar o processo de ensino-aprendizagem. |
20 horas |
1 |
Curso Superior - Pedagogia |
Professor de Língua Inglesa |
Exercer as atividades didático-pedagógicas relacionadas à disciplina; Elaborar e cumprir o plano de trabalho, segundo as normas do estabelecimento de ensino; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento; Ministrar os dias letivos e horas aula estabelecidos no calendário escolar de acordo com cronograma próprio dos estabelecimentos de acordo com a modalidade de ensino; Participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, avaliação e o desenvolvimento profissional; colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; executar o trabalho diário de forma a se vivenciar um clima de respeito mútuo e de relações que conduzam à aprendizagem; manter com os colegas o espírito de colaboração e solidariedade indispensável à eficiência da obra educativa; realizar com clareza, precisão e presteza, toda escrituração referente à execução da programação, frequência e aproveitamento dos alunos; zelar pela conservação dos bens materiais, limpeza e o bem nome da escola; Executar as demais normas estabelecidas no regimento Escolar, nas diretrizes emanadas dos órgãos superiores e legislação Federal, Estadual e Municipal. |
20 horas |
03 |
Licenciatura plena ou de outra graduação correspondente específica na área de Língua Inglesa |
TABELA DE VENCIMENTOS PROFESSOR I - 20 HORAS
Nível → Classe ↓ |
01 |
02 |
03 |
04 |
05 |
06 |
07 |
08 |
09 |
A |
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B |
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C |
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D |
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Nível → Classe ↓ |
10 |
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17 |
18 |
A |
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B |
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D |
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Nível → Classe ↓ |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
A |
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B |
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C |
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D |
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FICHA DE AVALIAÇÃO PARA AVANÇO FUNCIONAL
Estabelecimento de ensino ______________________________________________
Professor ____________________________________________________________
Função______________________________________________________________
Especificações | Critérios | Pontuação | Créditos |
Cursos de aperfeiçoamento na área educacional | 10 à 20 21 à 40 41 à 60 61 à 80 81 à 100 | 20 30 40 50 60 |
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Produtividade | Desempenho profissional | 40 |
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Projeto educacional | Projeto educacional desenvolvido na escola (somente 1 por ano) | 20 |
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Pós- graduação ( na área da educação ) | Mínimo de 360 horas | 40 |
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Curso superior (nova habilitação) | Na área da educação | 40 |
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Membro de comissão |
| 10 |
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Concursos Educacionais | Na área de educação (somente 1 por ano) | 10 |
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Comissão de avaliação
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Assinatura do profissional avaliado ___________________________
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO PROBATÓRIO
LOCAL DE ATUAÇÃO: ___________________________________________________________
NOME: ___________________________________________________________________________
CRITÉRIOS | PONTUAÇÃO MÁXIMA | PONTUAÇÃO OBTIDA |
Domínio dos conteúdos | 4,0 |
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Pontualidade | 4,0 |
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Assiduidade | 3,0 |
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Capacidade de Iniciativa | 3,0 |
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Eficiência e Eficácia | 3,0 |
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Disciplina | 3,0 |
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Para aprovação no estágio probatório deverá se atingir o mínimo de 10,0 pontos nos
termos deste anexo.
RESPONSÁVEIS PELA AVALIAÇÃO
Diretor ____________________________________________________________________________
Coordenador pedagógico _____________________________________________________________
Orientador pedagógico _______________________________________________________________
Responsável pela Secretaria Municipal de Educação________________________________________
Califórnia, ___ de ______________________ de ________________.
De acordo
Assinatura do profissional avaliado _____________________________________________________
DESCRIÇÃO DOS CRITÉRIOS
DOMÍNIO DE CONTEUDOS: avaliar-se-á o grau de conhecimento e domínio que o profissional possui sobre o trabalho inerente às suas atribuições, de acordo com o cargo exercido pelo mesmo;
PONTUALIDADE DO SERVIDOR: o cumprimento dos horários previstos para o exercício de suas atividades e da inexistência de atrasos nas entradas, saídas antecipadas e ausências durante o expediente;
ASSIDUIDADE: ausência de faltas injustificadas durante o ano.
CAPACIDADE DE INICIATIVA: avaliar-se-á a capacidade de propor e/ou adotar soluções para os problemas que surjam no trabalho, independentemente de ordem ou solicitação superior; a frequência com que propõe ou adota medidas para enfrentar ou resolver problemas; a capacidade de encontrar alternativas ou novos paradigmas para resolver situações cuja solução exceda os procedimentos de rotina, e ainda, apresentar propostas, tomar decisões e assumir a responsabilidade e liderança de trabalhos.
EFICIÊNCIA E EFICÁCIA: avaliar-se-á a capacidade e habilidade de desenvolver trabalhos, mediante verificação do atingimento de objetivos e metas de desempenho, em maior quantidade e melhor qualidade, cumprindo na execução de suas tarefas os prazos de término e entrega de trabalhos; o interesse do profissional de se colocar sempre à frente das necessidades do serviço, buscando satisfazê-las sempre a tempo, tomando providências para apresentar no devido momento, as tarefas executadas ou a solução esperada.
DISCIPLINA: avaliar-se-á o profissional relativamente à ordem, respeito às leis, às normas e o irrestrito cumprimento dos deveres de servidor público; a maneira pela qual o servidor acata e cumpre as ordens recebidas, a forma pela qual segue normas disciplinares, a frequência com que o servidor observa a hierarquia funcional e o respeito e cordialidade no convívio com os demais colegas de trabalho.